O amadurecimento da criança para controlar o xixi é um processo complexo, que inicia por volta dos 2 anos de idade e finaliza aos 5 anos. Durante o desenvolvimento, a criança primeiro aprende a sustentar a cabeça, sentar, engatinhar, comer, falar… e a ultima coisa que aprende é retirar a fralda.
Quando ocorre uma desregulação nos mecanismos de armazenamento e esvaziamento da urina, chamamos de “DISFUNÇÃO MICCIONAL”. Esse problema que tanto atrapalha a Criança e sua família exige dedicação, paciência e envolvimento dos adultos que estão ao redor da criança.
- Vontade muito forte de fazer xixi que não dá pra segurar
- O xixi que sai na roupa durante o dia
- A criança que prende o xixi durante o dia
- Xixi cortado e que não esvazia a bexiga toda
- A criança que vai toda hora ao banheiro
- Infecções urinárias de repetição
Sao sintomas de DISFUNÇÃO MICCIONAL.
Existem vários níveis de tratamento para esse problema: reeducação no hábito de fazer xixi, fisioterapia do assoalho pélvico, uso de medicações e até mesmo uso de um dispositivo chamado “Neuromodulador Sacral”, uma espécie de marcapasso para a bexiga.
BAIXE AQUI SEU INFORMATIVO SOBRE DISFUNÇÃO MICCIONAL
ENURESE: O XIXI NA CAMA
O problema do xixi na cama é muito constrangedor e cansativo para a Criança e para os pais: São noites acordados para trocar a roupa de cama, a criança que não pode ir dormir na casa do amiguinho, o bullying e o constrangimento do problema no meio que a criança convive. A consulta busca detalhar os sintomas da criança e entender o contexto que ela vive. Alguns exames devem ser feitos para afastar a presença de doenças e mal-formações do trato urinário. A Enurese tem tratamento, que vai desde o treinamento do xixi até o uso de alarmes que despertam a Criança à noite e medicações.
A BOA NOTÍCIA É QUE A ENURESE TEM UMA TAXA DE CURA ESPONTANEA DE 10-15% AO ANO.
O histórico familiar de Enurese é muito importante. PAPAI E MAMÃE: MUITO PROVAVELMENTE VOCÊS TAMBÉM FIZERAM XIXI NA CAMA QUANDO CRIANÇAS!
BRONCA OU CASTIGO? NUNCA !
O tratamento da Enurese e Disfunção Miccional depende do engajamento e da paciência dos pais com a criança. Este tratamento por vezes é longo e não pode jamais se tornar um castigo ou uma bronca para a criança!